sexta-feira, 5 de junho de 2009

Reflita ...

Todos os pais querem que seus filhos sejam bem sucedidos. E a "receita" é clara: na infância o nosso cérebro é mais propenso ao aprendizado, basta trabalhá-lo ao máximo o mais cedo possível que ele se desenvolverá potencializado. Investir na educação é o primeiro passo, depois disso é só oferecer a criança outras oportunidades como: curso de línguas, esportes, trabalhos manuais, musicalização e até mesmo dividir os trabalhos de casa já propicia à criança inúmeras descobertas.

Mas esse investimento todo não vai valer de nada se nao soubermos dosar os compromissos que a criança deve ter e os compromissos que a criança quer ter. Atualmente alguns pais superlotam a agenda dos seus filhos que consequentemente ficam sem tempo para um dos momentos mais simples e especias que uma criança pode ter que é o BRINCAR. Acaba que a criança faz muitas atividades, e algumas sem ter vontade, e tudo que fazemos sem ter vontade e sem entender o por que de estarmos fazendo se torna uma obrigação desagradável e o que era pra ser uma coisa boa se torna um bicho de 7 cabeças. Tudo que é desagradável nos faz perder o equilíbrio emocional. Uma criança desequilibrada emocionalmente se fecha e se enche de traumas que se não forem trabalhados refletiram até os últimos dias de sua vida.

O brincar em todos os seus aspectos proporciona à criança um trabalho interno indispenssável para a formação de suas opiniões, valores, limites, respeito e conflitos internos. Jogos de regras trabalham muito o respeito o saber esperar a sua vez, saber perder, saber ganhar, errar e acertar, as brincadeiras de faz de conta trabalham muito a parte emocional da criança, ela (e) (sem preconceitos de meninos brincarem de boneca, por favor!) cuidam da boneca como se fossem seus filhos, cozinham como se fossem pra eles, arrumam a casa como se fosse a sua, vivem os contos de fadas como se fosse a sua realidade. A brincadeira livre é o teste final, é dai que a criança vai colocar em prática tudo o que foi trabalahdo com ela nos outros brinquedos mais direcionados.

Brincar é formar cidadão, é formar pessoas com carater e dignidade, que saibam a hora de brilhar e a hora de apagar a luz.

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